Notícias

Setembro Amarelo: mês de conscientização sobre transtornos mentais e prevenção ao suicídio

Doze mil. Esse é o número de suicídios registrados por ano no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), que realizam todo mês de setembro a campanha de prevenção ao suicídio: Setembro Amarelo.

No mundo todo, esse número chega a 1 milhão anualmente, o que demonstra que devemos sim nos preocupar com a saúde mental todos os dias, seja a nossa e a do próximo.

É uma triste realidade, ainda cercada de tabus, e aumentam os casos entre os jovens. Podemos ajudar estando atentos aos sinais de depressão, tristeza e isolamento, apenas nos mostrando disponíveis para ouvir.

O CVV – Centro de Valorização da Vida – realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Dar espaço para que as pessoas desabafem sobre seus sentimentos, sem críticas nem julgamentos, é um meio de ajudar a quem vê a morte como solução para problemas.

Pensando nisso, o SIEMACO Campinas traz alguns tópicos sobre quais os sinais que demonstram que uma pessoa precisa de ajuda e como ajudar:

SINAIS DE ALERTA

– Sentimento de tristeza;

– Perda de interesse por atividades habituais;

– Relatos de solidão;

– Ansiedade;

– Aversão social;

COMO VOCÊ PODE AJUDAR ALGUÉM

– Escute a pessoa;

– Não julgue;

– Tenha empatia;

– Respeite as opiniões e valores da pessoa;

– Demonstre afeto, preocupação e cuidado;

– Caso veja que você não é a pessoa certa para essa posição, oriente ao atendimento especializado, que pode ser o Centro de Valorização da Vida (CVV): 188.

SE PRECISAR DE AJUDA

– Fale. Esse é o primeiro passo pra prevenir o suicídio.

– Saiba que você tem valor.

– Procure apoio.

É importante sempre orientar a pessoa ao atendimento especializado, no entanto, seu apoio, sua disposição em conversar e sua preocupação é importante para que ela sinta que não está sozinha.

Notícia anterior
CIPA de Áreas Verdes da MB Ambiental tem organização do SIEMACO Capinas
Próxima notícia
SIEMACO Campinas realiza evento de conscientização sobre saúde mental no trabalho
Últimas Notícias