Após reunião realizada SIEMACO Campinas, no início de março, a FRX Segurança e Serviços de Limpeza se comprometeu a resolver problemas apontados pelo sindicato e denunciados por trabalhadores e trabalhadoras da empresa.
De acordo com os aproximadamente 150 trabalhadores da FRX, que prestam serviço de Auxiliar de Limpeza nas escolas municipais de da cidade Sumaré, faltavam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), há sobrecarga de trabalho, acúmulo de função e não pagamento de adicional noturno, além de problemas com registro da jornada de trabalho e na entrega de atestados médicos.
Sobre cada ponto, foi decidido:
Referente ao controle de ponto | a empresa se compromete a colocar um celular em cada escola dentro de um prazo de 60 dias, até lá vai aceitar o ponto manual para aqueles que não conseguem bater.
Sobrecarga de trabalho | trabalhadores não devem fazer tarefas que não sejam possíveis, e que não existe punição se não conseguirem fazer.
Problemas no fornecimento do Vale Refeição | a empresa informa que os valores descontados já foram devolvidos.
Não pagamento de horas extras | a empresa não autoriza a realização de horas extras, porém informa que em casos pontuais em que o pedido venha dos diretores das escolas, será avaliado a real necessidade.
Problemas na entrega de atestados médicos | a partir de agora o trabalhador irá entregar na própria escola, e que deverá ser entregue em 48 horas a partir do retorno ao trabalho.
Acúmulo de funções | a empresa informa que já notificou o tomador e vai orientar cada trabalhador sobre as suas funções, que NÃO são as de rastelar, limpar crianças e abrir e fechar o portão da escola e retirar terra de valetas.
Não pagamento de adicional noturno | a empresa fez o levantamento e constatou que realmente existem casos, e os valores não pagos serão quitados na próximo pagamento no 5º dia útil de abril.
Falta de EPI | a empresa fez o levantamento e já regularizou, porém quanto as botas de lavação a empresa irá fornecer para os trabalhadores que ainda não receberam dentro de um prazo de 30/03/2023.