Doze mil. Esse é o número de suicídios registrados por ano no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), que realizam todo mês de setembro a campanha de prevenção ao suicídio: Setembro Amarelo.
No mundo todo, esse número chega a 1 milhão anualmente, o que demonstra que devemos sim nos preocupar com a saúde mental todos os dias, seja a nossa e a do próximo.
É uma triste realidade, ainda cercada de tabus, e aumentam os casos entre os jovens. Podemos ajudar estando atentos aos sinais de depressão, tristeza e isolamento, apenas nos mostrando disponíveis para ouvir.
O CVV – Centro de Valorização da Vida – realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Dar espaço para que as pessoas desabafem sobre seus sentimentos, sem críticas nem julgamentos, é um meio de ajudar a quem vê a morte como solução para problemas.
Pensando nisso, o SIEMACO Campinas traz alguns tópicos sobre quais os sinais que demonstram que uma pessoa precisa de ajuda e como ajudar:
SINAIS DE ALERTA
– Sentimento de tristeza;
– Perda de interesse por atividades habituais;
– Relatos de solidão;
– Ansiedade;
– Aversão social;
COMO VOCÊ PODE AJUDAR ALGUÉM
– Escute a pessoa;
– Não julgue;
– Tenha empatia;
– Respeite as opiniões e valores da pessoa;
– Demonstre afeto, preocupação e cuidado;
– Caso veja que você não é a pessoa certa para essa posição, oriente ao atendimento especializado, que pode ser o Centro de Valorização da Vida (CVV): 188.
SE PRECISAR DE AJUDA
– Fale. Esse é o primeiro passo pra prevenir o suicídio.
– Saiba que você tem valor.
– Procure apoio.
É importante sempre orientar a pessoa ao atendimento especializado, no entanto, seu apoio, sua disposição em conversar e sua preocupação é importante para que ela sinta que não está sozinha.